Marialba dos Santos Braga, conselheira federal da Ordem dos Advogados de Alagoas (OAB-AL), renunciou a suplência do cargo em meio ao processo eleitoral para a presidência da entidade no estado. Marialba anunciou a decisão por meio de um documento enviado ao atual presidente da seccional da OAB/AL e candidato à reeleição, Vagner Paes, e por um vídeo nas redes sociais.
No documento, Marialba alegou que notícias recentes e indícios de desobediência às leis e aos princípios da ética e transparência por parte do atual Conselho, foram os motivos que a “impossibilitaram de permanecer em silêncio”.
“A improbidade que permeia as ações que chegam ao nosso conhecimento fere diretamente os valores que a advocacia deve defender e coloca em risco a credibilidade e a legitimidade da nossa instituição perante a sociedade”, declarou Marialba, sem citar quais foram os atos de improbidade cometidos pela chapa de situação que a fizeram deixar o grupo.
“Minha consciência não me permite curvar-me a práticas que, ao contrário de fortalecer, desgastam a imagem da nossa Ordem e vão de encontro aos princípios fundamentais que deveriam nos guiar”, completou a experiente advogada.
O vídeo em que Marialba faz a leitura do documento, foi disponibilizado neste domingo (10), nas redes sociais da candidata à presidência na chapa de oposição da OAB/AL, Lavínia Cavalcanti. Na legenda do vídeo, a candidata afirma que recebeu com muita honra o apoio de ex-conselheira
Recentemente, o grupo de Vagner Paes, ao qual Marialba foi aliada durante toda a gestão, foi acusado de não cumprir exigências legais para disputar ao pleito, entre elas, por exemplo, estão a falta de 46 documentos de autodeclaração racial dos candidatos, além de nove declarações apócrifas ou incompletas. Além disso, foram detectadas irregularidades nas quitações de anuidade dos candidatos titulares e suplentes.
A Comissão Eleitoral da OAB/AL realizou o julgamento dos processos de registro e impugnação das chapas concorrentes na última sexta-feira (8).
Fonte – Jornal de Alagoas