A obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), situada no bairro do Farol, em Maceió, está prevista para ser concluída em janeiro de 2021. A informação foi passada pelo o secretário de Estado da Infraestrutura, Maurício Quintella, por meio das redes sociais. Segundo ele, estão sendo investidos R$ 185 milhões em saneamento que vai beneficiar cerca de 200 mil moradores dos bairros da região média alta da capital, Farol e bairros adjacentes.
Quintella esteve nesta quinta-feira (16) – juntamente com vice-presidentes de Gestão Corporativa, Victor Vigolvino, e de Serviços de Engenharia, Geraldo Leão, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) – visitando a obra. A ETE está sendo construída pelo Governo do Estado, por meio da Casal, que mantém um Contrato de Locação de Ativos com a empresa Sanema.
“Essa parceria está viabilizando um investimento de R$ 185 milhões em Saneamento e vai beneficiar cerca de 200 mil moradores dos bairros da região média alta da capital, Farol e bairros adjacentes. As Parcerias Público Privada (PPPs), fazem parte do programa de esgotamento sanitário do governo de Alagoas e irão coletar 35% do esgoto de Maceió. Atualmente temos uma cobertura de 42% e chegaremos a 70% rapidamente. A previsão é que a ETE fique pronta em janeiro de 2021”, postou o gestor em seu perfil oficial no Instagram.
Também estão sendo implantados, dentro desse mesmo Contrato, cerca de 80 quilômetros de redes coletoras e 16 estações elevatórias de esgoto, além de uma estação elevatória final, a qual está com 100% de sua obra civil, ou seja, a estrutura de concreto, finalizada.
A finalidade, ao final de toda a obra, é coletar e tratar o esgoto de moradores do Farol, Pitanguinha, Gruta de Lourdes, Santo Amaro, Ouro Preto e Canaã, garantindo mais qualidade de vida e conforto à população. O meio ambiente, por outro lado, também será beneficiado.
Fonte – Alagoas Alerta