Com o objetivo de ampliar o acesso à água potável para os produtores familiares da região do semiárido alagoano, o governador Paulo Dantas anunciou a construção de mais de 3 mil cisternas. A ação é uma parceria entre o Governo de Alagoas e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que visa beneficiar diretamente as comunidades rurais mais afetadas pela escassez de água.
Por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri), foram assinados contratos para a construção de 1.554 cisternas de 16 mil litros nos municípios de Belo Monte, Piranhas, Campo Grande, Olho D’Água Grande e Palmeira dos Índios. Este projeto tem como objetivo atender às necessidades básicas de consumo humano da população.
Além disso, outro edital foi liberado para a construção de 1.875 cisternas de 16 mil litros, também voltadas para consumo humano, e 145 cisternas calçadão de 52 mil litros, que receberão acompanhamento técnico familiar e fomento rural no valor de R$ 4.600,00. Essas ações irão beneficiar 13 municípios do semiárido alagoano.
Nos últimos 12 anos, a Seagri já entregou mais de 15 mil cisternas em Alagoas, reforçando o compromisso do governo estadual em promover melhorias na qualidade de vida da população rural e garantir o acesso à água de qualidade, essencial para a produção agrícola e o bem-estar das famílias. A iniciativa busca combater a escassez de água e reduzir os impactos da seca, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.