Na abertura da 10ª Cúpula dos Parlamentos do G20 (P20), realizada nesta quinta-feira (7), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), destacou temas como combate à desigualdade, desenvolvimento sustentável e segurança global, condenando veementemente todas as formas de terrorismo. Em sua fala, Lira sublinhou o compromisso do Brasil em contribuir para um planeta mais justo e sustentável.
Lira enalteceu os esforços nacionais para reduzir a pobreza, citando a importância da tramitação da reforma tributária e os projetos voltados à sustentabilidade, como o programa “Combustível do Futuro” e as aprovações para exploração eólica offshore. Ele também ressaltou o Fundo Verde do Programa de Aceleração e Transição Energética como uma estratégia para impulsionar a economia verde no Brasil e no mundo.
Para Lira, é crucial que a governança global seja reformulada e adaptada aos desafios contemporâneos. “Estamos passando por um período de grandes tensões entre diversas nações. Ao reiterar nossa mais veemente condenação a todas as formas de terrorismo, renovamos o apelo a que todos os parlamentos se engajem na promoção da paz, com especial atenção à proteção da vida de civis inocentes”, afirmou.
O presidente da Câmara também enfatizou a importância de “amplificar a voz dos Parlamentos” nos debates do G20, que ocorrerão no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro. Ele reforçou que a renovação do multilateralismo, como proposto pelo Pacto para o Futuro da ONU, depende do engajamento dos parlamentos na construção de novas diretrizes para a governança global.
A cúpula conta com representantes de 17 integrantes do G20, além de oito países e cinco organismos internacionais, incluindo Nações Unidas, União Interparlamentar, ONU Mulheres, Parlaméricas e Parlamento do Mercosul.