Alagoas está vivendo um avanço significativo na área de transplantes de órgãos. Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta quarta-feira (6) mostram um aumento de 162% no número de transplantes realizados entre janeiro e outubro deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2023, foram feitos 144 transplantes, enquanto em 2022 foram registrados 86.
Além do crescimento nos transplantes, houve um salto nas autorizações para doação: em 2022, sete autorizações foram concedidas, enquanto neste ano o número saltou para 32, um aumento de 457%. Esse resultado positivo é fruto de campanhas de conscientização e ações da Sesau para sensibilizar famílias e reforçar a importância da doação de órgãos.
Atualmente, a Central de Transplantes de Alagoas registra que 493 pessoas ainda aguardam um transplante. A maior demanda é por córneas, com 485 pessoas na fila; outros sete pacientes aguardam um rim, e uma pessoa está na espera por um transplante de coração.
A Sesau acredita que os resultados são um reflexo do trabalho contínuo de profissionais de saúde e do apoio das famílias que autorizaram as doações. Apesar do crescimento no número de transplantes, a demanda ainda é alta, e as autoridades reforçam a importância da doação de órgãos para salvar vidas e reduzir o tempo de espera para os pacientes.