O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil desmentiu, nesta terça-feira (5), a informação divulgada por alguns veículos de imprensa sobre a suspensão dos voos de repatriação de cidadãos brasileiros e seus familiares no Líbano. Desde o início de outubro, o Brasil tem realizado voos de resgate por meio de aeronaves KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), com o objetivo de trazer brasileiros do país do Oriente Médio ao Brasil.
Até o momento, já foram realizadas 10 viagens, durante as quais 2.072 pessoas foram repatriadas, além de 24 animais de estimação. O governo brasileiro também enviou mais de 27 toneladas de ajuda humanitária, incluindo insumos médicos, alimentos e outros itens essenciais ao Líbano.
Cerca de 3 mil cidadãos brasileiros se registraram na Embaixada do Brasil em Beirute, capital libanesa, para solicitar assistência em sua repatriação. O Itamaraty informou que novas operações de resgate estão sendo programadas para os próximos dias, visando a segurança e o retorno dos brasileiros que ainda permanecem na região.
O conflito no Líbano, intensificado por ataques aéreos e terrestres de Israel desde o fim de setembro, já resultou na morte confirmada de três cidadãos brasileiros, todos menores de idade. A última vítima foi uma bebê de 1 ano, identificada como Fátima Abbas. O número de civis mortos no Líbano devido ao conflito ultrapassa 2,8 mil, de acordo com agências internacionais de notícias.