Nessa terça-feira (5), o líder do Partido dos Trabalhadores (PT) no Senado, Beto Faro (PT-PA), anunciou que a sigla apoiará a candidatura de Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência da Casa, na escolha da nova mesa que está prevista para fevereiro do ano que vem.
Com o apoio de Rodrigo Pacheco, Acolumbre é o favorito para assumir o cargo, que tem o anúncio formal do PT previsto para ocorrer na próxima semana.
De acordo com o parlamentar, esse “é um apoio que a muito vinha sendo alinhado, e que agora se definiu de forma mais concreta com todos os detalhes definidos e de acordo com ambas as partes”.
Com o apoio do PT, Alcolumbre também já conta com o respaldo formal de seis legendas: União Brasil, PL, PP, PSB, PDT e o próprio PT. Juntas, essas siglas somam 44 membros na Casa.
O Republicanos, que possui quatro representantes no Senado, também deve apoiar sua candidatura. Se a aliança for confirmada, ele terá o apoio formal de 48 senadores, superando em sete o número necessário para vencer a eleição interna, que é de 41 votos.
O PSD, partido de Rodrigo Pacheco, ainda não declarou apoio formal à sua candidatura, assim como o MDB, Podemos, PSDB e Novo, que, juntos, somam 33 senadores.