O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) divulgou nesta sexta-feira, 1º de novembro, seu relatório semanal de balneabilidade, que aponta sete áreas do litoral alagoano como impróprias para banho. A análise foi realizada nos dias 29 e 30 de outubro e tem validade até a próxima sexta-feira, 8, quando será lançado um novo boletim informativo. Dos 66 pontos avaliados pelo órgão, 59 estão liberados para banhistas, enquanto sete devem ser evitados.
Segundo o relatório, quatro desses pontos impróprios estão em Maceió: nas praias de Pajuçara, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica. No litoral sul, um trecho localizado a 300 metros da Foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel, foi considerado inadequado para banho. Já no litoral norte, os pontos críticos são o Rio Tatuamunha, em Porto de Pedras, nas proximidades do Projeto Peixe-Boi, e a área em frente à Foz do Rio Persinunga, em Maragogi.
Com a maioria das praias aptas para banho, o litoral alagoano conta com 95,7% das áreas em boas condições para os visitantes. Ainda assim, o IMA alerta os banhistas para evitarem regiões sob influência de algas, como nas praias que se estendem da Avenida até o bairro do Sobral, em Maceió, especialmente em períodos de maior incidência de algas.