Nessa quinta-feira (24), o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) promoveu uma reunião no auditório do Quartel de Comando Geral, no bairro Trapiche da Barra, para debater propostas do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) voltadas para o combate a incêndios florestais no estado.
Durante o encontro, o tenente-coronel Marcos Paulo apresentou um projeto de decreto estadual para a formação de um Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, que foi aprovado por unanimidade pelos participantes.
Os presentes ressaltaram a importância de medidas preventivas e a continuidade de ações integradas entre os diversos órgãos, especialmente com a proximidade do período de estiagem que se agrava com a chegada do verão.
O comitê será coordenado pelo CBMAL, em colaboração com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA).
A reunião contou com a participação de importantes figuras, como o promotor de Justiça Alberto Fonseca, o meteorologista Vinicius Pinho, o gerente da SEMARH Eduardo Barreto, o gerente do IMA Henrique Lima, o comandante do Batalhão de Incêndio Joaquim Kenzo e o tenente-coronel da Defesa Civil Luciano Virtuoso. Também estiveram presentes Hamilton Oiticica, representante da Usina Santa Clotilde, e Fernando Pinto, presidente do Instituto de Preservação da Mata Atlântica (IPMA).
O próximo passo será apresentar a minuta do comitê ao governador Paulo Dantas.