Nas Eleições Municipais de 2024, o Partido Social Democrático (PSD), liderado por Gilberto Kassab, não apenas se tornou a sigla com o maior número de prefeituras, mas também se destacou como a que governará o maior contingente populacional. No total, as cidades sob a gestão do PSD abrigam mais de 35 milhões de habitantes.
Fundada pelo ex-prefeito de São Paulo, a legenda assegurou, nas eleições deste ano, 885 prefeitos eleitos em todo o Brasil. Para ilustrar a evolução do partido nas últimas eleições municipais, em 2012, foram eleitos 494 prefeitos, o que representa um crescimento superior a 79%.
O PSD foi fundado por Kassab em 2011 com a proposta de se distanciar das classificações tradicionais de direita, esquerda ou centro. A criação da sigla está ligada a dissidências de várias legendas, incluindo o antigo DEM (que se fundiu ao PSL para formar o União Brasil), o PSDB e o ex-PPS, atualmente conhecido como Cidadania.
No segundo turno das eleições deste ano, o PSD obteve vitórias em Belo Horizonte (MG), com a reeleição de Fuad Noman, e em Curitiba (PR), com Eduardo Pimentel.
Por sua vez, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) governará para 34 milhões de brasileiros, enquanto o Partido Liberal (PL) ocupa a terceira posição, tendo conquistado o controle de cidades que somam mais de 25 milhões de habitantes.
Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam penas as 5.520 cidades que já tiveram seus resultados oficialmente validados pela Justiça Eleitoral. Em diversos casos, os resultados ainda estão indefinidos e aguardam uma decisão final do Judiciário.