A bola está com Paulo Dantas. Até abril de 2026, pela regra, o governador pode se desincompatibilizar para disputar um novo mandato, seja de senador, deputado federal ou estadual. Em casos como esse, o que se espera é que o político faça suspense. Sai ou fica? Os dois governadores anteriores só anunciaram essa decisão faltando menos de um ano para a eleição.
Téo Vilela, decidiu ficar até o final. Renan Filho, preferiu sair para disputar o Senado. Paulo Dantas, contrariando a “lógica” resolveu anunciar desde já sua posição. O governador de Alagoas já tomou uma decisão que deve impactar – e muito – as eleições de 2026.
Com uma governo bem avaliado, Dantas poderia mirar uma cadeira no Senado. E ele nunca negou que toparia até disputar uma vaga na Câmara dos Deputados ou na Assembleia Legislativa, mesmo depois de passar pelo governo e, nessa condição, formar uma grande base política, hoje com mais de 80 prefeitos e mais de 700 vereadores, além de 14 deputados estaduais, 4 federais e dois senadores.
No entanto, o governador surpreendeu ao anunciar nesta terça-feira (29/10) faltando dois anos para a eleição, que permanecerá no comando do Estado até o fim do mandato. Esta parece ser uma clara aposta pela continuidade do projeto que lidera ao lado de seu grupo político. “Vou ficar até o final do mandato”, afirmou em entrevista exclusiva ao Blog do Edivaldo Júnior.
Paulo Dantas revelou que seu foco até o final da gestão será na execução de obras estratégicas e no fortalecimento do estado. O objetivo principal é pavimentar o caminho para seu grupo político nas próximas eleições, garantindo a estabilidade e o avanço das iniciativas do governo. Entre as prioridades estão a reeleição do senador Renan Calheiros e a eleição de um sucessor que dê continuidade às políticas do MDB no governo estadual.
A decisão de não concorrer a qualquer cargo em 2026, mesmo com alta aprovação, reflete o compromisso de Paulo Dantas com a execução de um projeto que, além de fortalecer a infraestrutura do estado, visa consolidar a influência do seu grupo político, “com o objetivo de manter um projeto que tem feito Alagoas avançar cada vez mais. Nosso Estado tem o maior crescimento do PIB no nordeste, um dos maiores do Brasil, melhoramos na saúde, na educação, em todos os setores. Esse projeto precisa continuar, para Alagoas continuar avançando no caminho certo. Tomo essa decisão pensando no nosso estado, na nossa gente”, aponta.
Além da eleição do sucessor, Paulo Dantas também vai trabalhar para o grupo manter uma base majoritária na Assembleia Legislativa e fazer a maioria da bancada federal.
Ficar até o final, segundo Paulo Dantas, também vai permitir que ele possa concluir até 2026 obras e executar projetos importantes para o desenvolvimento do estado, além de ações que considera prioritárias, a exemplo do Alagoas Sem Fome, um programa que já conseguiu reduzir em 23% o número de alagoanos em situação de pobreza, superando a média de 16,5% da região Nordeste entre 2021 e 2023.
“Este ano, mais de 100 mil alagoanos deixaram a situação de pobreza. Entre 2021 e 2023 foram mais de 443 mil alagoanos que deixaram esta mesma situação. Esse avanço mostra a efetividade do nosso trabalho e reforça o compromisso de expandir as iniciativas que já estão dando resultados”, afirma o governador.
Além do combate à pobreza, Dantas pontua a relevância de concluir obras de infraestrutura para o desenvolvimento econômico e social, incluindo:
- Conclusão dos Aeroportos de Maragogi e Penedo: Ambos os aeroportos são peças-chave para alavancar o turismo e a economia local.
- Duplicação de Rodovias e o Trecho Norte da AL 101: Dantas reafirmou que as duplicações de rodovias, incluindo a importante AL 202 até Delmiro Gouveia, estão entre as prioridades de sua gestão.
- Hospitais e Educação: Conclusão dos hospitais regionais do Médio Sertão, em Palmeira dos Índios, o Metropolitano do Agreste, em Arapiraca, e o Hospital do Idoso, em Maceió. Nas áreas de educação, a entrega de creches e escolas reforça o compromisso do governo com o desenvolvimento humano.
- Canal do Sertão e Mais Água Alagoas: A finalização do trecho cinco do Canal do Sertão e o programa Mais Água Alagoas, que receberá investimentos de mais de R$ 1 bilhão para garantir abastecimento a diversas cidades, reforçam o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população.
“Vou até o final, focado na gestão, com o compromisso de manter o estado equilibrado, crescendo e fazendo grandes obras para nosso povo. Quero entregar o governo melhor do que encontrei e espero que o meu sucessor dê continuidade a trabalho que estamos realizando, que é fazer uma gestão com responsabilidade fiscal e social, atraindo grandes investimentos para Alagoas, fazendo grades obras, mas sobretudo melhorando os indicadores sociais e de educação”, enfatiza.
Fonte – Jornal de Alagoas