O senador Rodrigo Cunha (Podemos) recebeu o agradecimento e o reconhecimento de gestores e pacientes oncológicos da Santa Casa de Maceió em virtude de seu trabalho em prol do combate e do tratamento do câncer em Alagoas. Cunha é o parlamentar federal alagoano que mais recursos destinou nos últimos 6 anos para a saúde voltada à especialidade da oncologia no estado. Somente a Santa Casa da capital já foi contemplada com R$ 13,8 milhões garantidos pelo senador em Brasília, número recorde na história da unidade hospitalar ao longo de sua existência.
Nesta segunda-feira (28), Rodrigo Cunha compareceu à ação de triagem rumo ao mutirão para a reconstrução mamária de mulheres acometidas com câncer de mama a ser realizado pela Santa Casa. Com R$ 9 milhões de investimentos assegurados por Cunha, diversos serviços oncológicos de saúde entre exames, consultas e cirurgias foram realizados para o público feminino nos últimos anos. Agora, além dos benefícios já garantidos, um total de 100 mulheres realizarão a reconstrução mamária. O procedimento é uma cirurgia plástica que visa restaurar a forma, a aparência e o tamanho da mama após a mastectomia, ou seja, a remoção da mama devido ao tratamento do câncer.
Durante o evento, o provedor da Santa Casa, Dr. Humberto Gomes, destacou que “este é um momento de muita alegria para todos da Santa Casa e, também, para todas as integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas. Com este investimento, a gente destaca o amor e o olhar de Rodrigo Cunha para a saúde de nossa cidade e de nosso estado. Senador Rodrigo Cunha que foi o parlamentar que mais investimentos destinou para a Santa Casa de Maceió em nossos 173 anos de história. Obrigado Rodrigo Cunha”, afirmou Gomes. Mulheres integrantes da Rede prestigiaram a ação.
Rodrigo Cunha também visitou ao serviço de oncopediatria do hospital. A unidade oferta internamento, rádio e quimioterapia para 70 crianças com câncer e agora assumiu mais 43 crianças provenientes do Hospital Veredas. Na infância, os tipos mais comuns de câncer são as leucemias (câncer da medula óssea), os linfomas (câncer do sistema linfático) e os tumores de sistema nervoso central. Todos os pacientes atendidos pela Santa Casa e beneficiados com recursos assegurados pelo senador recebem o serviço via SUS (Sistema Único de Saúde).
“Nosso trabalho em Brasília tem como foco atuar em defesa de quem mais precisa, da população mais carente. Estes pacientes com câncer, especialmente mulheres e crianças, necessitam de atendimento de saúde de qualidade, 100% via SUS, para se tratarem e para alcançarem a cura desta doença tão devastadora. No Senado, alocamos recursos para inúmeros serviços de saúde e entidades de apoio ao câncer em Alagoas. Fico feliz em constatar aqui na Santa Casa este trabalho, que se soma ao da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas. Trabalho referência de saúde e de cidadania que dá esperança e que defende a vida de centenas de alagoanos e alagoanas na luta contra o câncer”, destacou Cunha.
Além dos investimentos na Santa Casa de Maceió, Rodrigo Cunha também apoiou hospitais e entidades assistenciais da capital e do interior voltadas a prestação de serviços para pacientes oncológicos. Em Arapiraca, Cunha teve seu trabalho no combate ao câncer marcado pela maior entrega do estado neste segmento: a abertura da primeira unidade do Hospital de Amor do estado, “filial” do renomado Hospital de Amor, anteriormente conhecido como Hospital de Câncer de Barretos. O hospital é uma instituição reconhecida no Brasil e no mundo como referência na atuação do campo da oncologia.