Sara Grazielly e Laura Laís, da Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo, superaram equipes de Alagoas e de todo o Nordeste
Os avanços e investimentos feitos na Educação das crianças e jovens de Marechal Deodoro voltam a ser destaque nacionalmente, após uma equipe de estudantes da Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo se qualificar para a etapa nacional do Desafio Liga Jovem (DLJ) do Sebrae, a maior competição de empreendedorismo tecnológico para jovens na escola do Brasil.
As alunas Sara Grazielly e Laura Laís, da equipe TechLobos, foram vitoriosas na etapa regional, e com isso garantiram vaga na competição representando Marechal Deodoro e Alagoas como a única representante do Nordeste na categoria Ensino Fundamental. O DLJ é uma competição entre equipes de estudantes de todo o país, com o desafio de resolver um problema das suas escolas ou comunidades usando a tecnologia.
Sob a orientação da Coordenadora de Robótica da Escola Dona Maria Lobo, a professora Elaine Lopes, a dupla deodorense inscreveu o trabalho “Ecotech – Robótica com sucata: promovendo acesso, educação e sustentabilidade ambiental” na categoria Ensino Fundamental. Ao todo, 39 equipes submeteram trabalhos na categoria, mas apenas seis avançaram à etapa estadual, entre elas a TechLobos, que também avançou à etapa regional como representante de Alagoas, selecionados pela banca avaliadora.
Para a professora orientadora do trabalho, o resultado obtido já na primeira participação da equipe é muito bom, mas o objetivo é seguir avançando. “Essa já é a segunda edição do DLJ, mas é a primeira vez que participamos. Conseguimos avançar à etapa Nacional e vamos representar todo o Nordeste, mas podemos chegar ainda mais longe”, afirma Elaine.
Sara Grazielly, integrante da TechLobos, não é novata no mundo das competições. A estudante deodorense já participou com outras colegas estudantes da Olimpíada Brasileira de Robótica, conquistando o primeiro lugar na etapa regional, e também da First Lego League, ficando em 1º lugar na etapa regional e garantindo o prêmio de Melhor Projeto de Inovação, mas mesmo com essa bagagem, ela conta que a experiência no DLJ está sendo inovadora.
“O Desafio Liga Jovem é muito diferente de tudo que já participamos, porque envolve uma pegada empreendedora, e anteriormente o nosso projeto visava apenas impactar a comunidade. Foi uma experiência enriquecedora, nós aprendemos coisas novas, como contabilidade, aprendendo sobre DRE (demonstração do resultado do exercício) e CMV (custo da mercadoria vendida). Foi essencial para o nosso crescimento”, disse a estudante.
Equipes do Ceará, Pernambuco e Paraíba completam os representantes do Nordeste nas categorias Ensino Médio, Educação Superior e Educação Profissional, respectivamente.
Investimento forte em Educação
Para o prefeito Cláudio Filho Cacau, os feitos alcançados pelos estudantes de Marechal Deodoro são frutos dos investimentos feitos por sua gestão na Educação. “Investir em Educação de qualidade é investir diretamente no futuro da população, e isso nós temos muito claramente na nossa forma de trabalhar”, explica Cacau.
“A rede pública de ensino de Marechal, que foi sucateada num passado recente, hoje é exemplo e referência, com novas instituições de ensino de qualidade, investimento na estrutura, nos servidores e nos alunos, com fardamento, merenda e transporte de qualidade. A robótica, que é outro foco nosso, é destaque ano após ano, com nossos jovens conquistando premiações tanto a nível regional como nacional, como mostram as meninas da escola Dona Maria Lobo”, reforça o Prefeito.