As eleições municipais realizadas no dia 6 de outubro confirmaram as expectativas das pesquisas de opinião nas duas principais cidades do Agreste alagoano. Luciano Barbosa (MDB foi reeleito prefeito de Arapiraca, enquanto Tia Júlia (MDB) venceu a disputa em Palmeira dos Índios.
Luciano Barbosa obteve uma expressiva vitória, acumulando mais de 100 mil votos e garantindo 85,04% dos sufrágios dos arapiraquenses, uma das reeleições mais marcantes do estado. Por sua vez, Tia Júlia, apoiada por seu sobrinho e atual prefeito Julio Cézar (MDB), conquistou 23.994 votos, o que representa 57,43% dos votos válidos na cidade de Palmeira dos Índios.
Esses resultados também tiveram reflexos nas eleições para as Câmaras Municipais de ambas as cidades. Em Arapiraca, o prefeito reeleito formará uma bancada robusta, composta por 17 dos 19 vereadores: Sérgio do Sindicato (PP), Léo Saturnino (MDB), Rogério Nezinho (MDB), Márcio do Canaã (MDB), Carol (Podemos), Jackeline Barbosa (MDB), Melquisedeque Oliveira (MDB), Pablo Fênix (PSB), Edvânio do Cangandu (PP), Maciel Oliveira (MDB), Júlia Henrique (MDB), Alisson da TIM (PP), Fabiano Leão (PP), Ramon Izidoro (PSB), Aldo Veiga (MDB) e Wellington Magalhães (MDB).
Já em Palmeira dos Índios, a nova prefeita Tia Júlia contará com uma bancada de oito vereadores, incluindo Pedrinho Gaia (MDB), Maxwell Feitosa (MDB), Jânio Marques (MDB), Salomão Torres (MDB), Sidney Targino e Madson Monteiro (ambos da Federação PT, PC do B e PV), além de Geraldo Ribeiro e Fábio Targino (Solidariedade). Kall Mello e Lúcio Carlos (União Brasil) ainda não se pronunciaram, enquanto Toninho Garrote (PP), Helenildo Neto (Republicanos) e Fabiano Gomes (Republicanos) devem compor a oposição.
Progressistas se destacam em Lagoa da Canoa
O Progressistas, partido do deputado e presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, fortaleceu sua influência em Lagoa da Canoa. Com o suporte da prefeita Tainá Veiga, a ex-vereadora Edilza Alves (PP) venceu as eleições, conquistando 7.948 votos, o que corresponde a 53,98% dos votos válidos.
Além de Edilza Alves, o grupo de Tainá Veiga também se destacou ao garantir a maioria na Câmara Municipal, elegendo 7 vereadores em comparação aos 4 da oposição.