Dos 27 vereadores eleitos nesse domingo (6) para a Câmara de Maceió, 11 são do PL, incluindo o mais votado, comprovando a força que o partido tem na capital. É a maior bancada da futura legislatura, a ser iniciada em 2025, que, unida aos demais partidos da base, dará sustentação ao segundo mandato do prefeito JHC (PL), reeleito pela maioria absoluta da população (83,25% dos votos).
Luciano Marinho (PL) foi o candidato a vereador com maior votação. Quando todas as urnas foram apuradas, ele figurou na primeira colocação, com 14.780 votos. Assim como ele, os demais candidatos à Casa de Mário Guimarães do Partido Liberal foram eleitos com votação expressiva.
Dos que saíram vitoriosos, nove foram reeleitos e dois vão ocupar a titularidade do mandato pela primeira vez. Há, entre os eleitos, os que exercem força política na atual legislatura, a exemplo do vereador Galba Netto, presidente da Câmara Municipal de Maceió, e o vereador Chico Filho, líder do governo no Legislativo e presidente da Comissão de Constituição e Justiça.
Confira a lista dos vereadores por Maceió eleitos pelo PL:
Luciano Marinho – 14.780 votos
Galba Netto – 14.002 votos
Marcelo Palmeira – 10.936 votos
Leonardo Dias – 10.269 votos
Chico Filho – 9.586 votos
Brivaldo Marques – 8.668 votos
Cal Moreira – 7.964 votos
Siderlane Mendonça – 7.366 votos
Jeannyne Beltrão – 6.361 votos
Eduardo Canuto – 5.696 votos
Jonatas Omena – 5.485 votos
Desde a montagem da chapa proporcional, a meta do PL Maceió era apresentar o time mais forte com a meta de eleger a maior bancada da Câmara Municipal na próxima legislatura.
O partido atraiu nomes competitivos para 2024, e possui, atualmente, 10 vereadores no exercício do mandato. E, para o pleito, formou uma chapa com políticos que já colecionam experiências marcantes na vida pública.