Nessa sexta-feira (13), cerca de duas mil mulheres tomaram as ruas de Marechal Deodoro para demonstrar apoio à candidatura de André Bocão (MDB) a prefeito do município e a Neilson do Super Giro (PSB), candidato a vice. Intitulada “Mulheres com o 15”, a caminhada reuniu mães, donas de casa, estudantes, empreendedoras, servidoras públicas e vendedoras ambulantes. As esposas Glícia Vergetti e Paula Ramos participaram do evento representando os candidatos.
Com início no Largo de Taperaguá, a caminhada seguiu pelas ruas de Barro Vermelho, Orla do Centro Histórico e Poeira, até chegar ao ponto final, na Praça São José, onde foi realizado um ato político. Durante o evento, foi realizada a leitura de uma carta aberta das mulheres deodorenses, feita pela professora Michele Silva. No texto, as mulheres expressam o apoio à candidatura de Bocão e Neilson e ressaltam os avanços que a cidade alcançou no últimos 8 anos, principalmente na saúde, educação e infraestrutura. A carta ressaltou ainda a importância do respeito e da valorização das mulheres de Marechal Deodoro.
“Com nós mulheres, não foi diferente. Nos sentimos valorizadas, participantes, decisivas e respeitadas em todos os aspectos da vida: na profissão, no lar, no empreendedorismo, na tomada de ações fundamentais para a cidade, a família e a comunidade”, dizia a carta. “Nunca mais admitiremos o retrocesso, a política do atraso, o desprezo e a falta de respeito por nós, mulheres.”
As esposas dos candidatos, Glícia e Paula, receberam a carta. Glícia agradeceu, emocionada, o apoio das mulheres e falou da importância da participação feminina. “Que festa linda! Estamos aqui por uma causa muito nobre, pela nossa cidade, pelo amor que temos a ela. Nós mulheres somos fortes, muito fortes, e mostramos a essa cidade inteira a que viemos. E nem de brincadeira, como disse a Michele na carta, não vamos aceitar qualquer tipo de desrespeito”, disse.
A Caminhada das Mulheres com o 15 aconteceu após uma polêmica envolvendo o candidato a vice-prefeito da chapa de oposição, Cristiano Matheus (PL). Na semana passada, Cristiano foi acusado de desrespeitar uma eleitora ao usar expressões de conotação sexual para responder sobre a falta de merenda escolar durante sua gestão como prefeito. A situação gerou críticas e intensificou o debate sobre o respeito às mulheres e a participação na política.
No final do evento, as mulheres presentes reafirmaram o apoio à candidatura de André Bocão e Neilson. “Nós, mulheres, estamos com André Bocão prefeito e Giro vice-prefeito. Porque Marechal não pode e não vai parar”, finalizou a carta.