Divulgada nesta quinta-feira (29/08), a pesquisa Quaest/TV Gazeta de Alagoas traz dados que podem sofrer alterações com o início do Guia Eleitoral, especialmente no número de eleitores indecisos e no conhecimento dos candidatos.
De acordo com o levantamento, considerando a amostragem espontânea, 58% dos eleitores de Maceió ainda estão indecisos, enquanto 37% disseram que pretendem votar no atual prefeito e candidato à reeleição JHC (PL), 2% no candidato do MDB, Rafael Brito, e 3% afirmaram que vão votar em branco ou anular o voto.
No cenário estimulado, a pesquisa revela que JHC é conhecido por 97% do eleitorado. Em nível de conhecimento, o segundo colocado é o candidato Lobão (SDD), com 75% dos entrevistados afirmando que sabem quem ele é.
Já o candidato do MDB é pouco conhecido pelos eleitores de Maceió. De acordo com a Quaest, 53% dos eleitores da capital não sabem quem é Rafael Brito.
Com o início do guia eleitoral, o horário gratuito de propaganda no rádio e na TV, essa realidade pode mudar para esses três candidatos. Os demais concorrentes, devido às regras eleitorais, não terão direito à propaganda no rádio e na TV.
Especialmente para o candidato do MDB, a chance de se tornar mais conhecido aumenta a partir desta sexta-feira (30). Rafael Brito não conseguiu avançar muito na pré-campanha e deve apostar todas as fichas no guia eleitoral. Ele terá cerca de 35% do tempo de propaganda, enquanto JHC contará com cerca de 60% e Lobão, cerca de 5%.
Lobão (Solidariedade) enfrenta um desafio diferente. Embora 75% dos eleitores o conheçam, sua rejeição é alta, com 53% afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Para ele, o guia eleitoral será uma oportunidade de diminuir essa rejeição.
A pesquisa revela ainda uma disparidade significativa no nível de conhecimento dos candidatos. JHC (97%) e Lobão (75%) são amplamente conhecidos. Em contraste, Rafael Brito ainda é desconhecido por 53% dos eleitores. Candidatos como Lenilda Luna (UP) e Nina Tenório (PCO) são ainda menos conhecidos, com 69% e 81% dos eleitores, respectivamente, afirmando que nunca ouviram falar delas. Já Rony Camelinho (Agir) é desconhecido para 86% do eleitorado.
Fonte: GazetaWeb