A Central Estadual de Transplantes de Alagoas, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas(Sesau), registrou 14 autorizações para doações de múltiplos órgãos entre janeiro e julho deste ano, o dobro do mesmo período de 2023, quando houve sete, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 23, pela pasta.
Entre os transplantes realizados, foram 72 córneas, quatro fígados e três rins, conforme divulgado pela Central de Transplantes de Alagoas. Em 2024, Alagoas já realizou 79 transplantes e enviou 22 órgãos para outros estados.
Segundo a coordenadora Daniela Ramos, a sensibilização da população tem sido fundamental para o aumento nas autorizações de doações de órgãos.
“Comunicar aos familiares sobre o desejo de ser um doador é extremamente importante, porque somente a família pode autorizar a doação. A legislação brasileira ainda não permite que seja válido deixar isso por escrito e, se a família não autorizar, será respeitado o direito dos familiares”, salienta.
A Central de Transplantes de Alagoas também atribui esse aumento às estratégias de humanização e acolhimento das famílias. Capacitações, campanhas ativas e treinamentos para profissionais de saúde têm sido implementados para reforçar essa integração.
Fonte: Jornal Extra