A candidatura do ex-prefeito de Viçosa, Flaubert Torres Filho e seu vice, Rodrigo Amorim Pedrosa, sofreu um pedido de impugnação do registro protocolada pelo advogado Saulo Brito. A alegação é de houveram irregularidades e práticas delituosas que comprometem a elegibilidade de Flaubert, conhecido por suas condenações por improbidade administrativa. Além disso, o pedido cita condenações e a disseminação de informações falsas, informando que Flaubert não reúne as condições legais necessárias para concorrer.
No processo, o advogado afirma que Flaubert, está propagando “fake news”, se apresentando como apto à concorrer ao cargo de prefeito e dessa forma, contamina o ato jurídico. Dessa forma, a candidatura de Flaubert se caracteriza como um abuso do exercício do direito de candidatura.
Outro ponto solicitado é a concessão de tutela de evidência, para que não hajam atos de campanha até a decisão ser feita, devido a gravidade das alegações e na necessidade de preservar a lisura do processo eleitoral.
A ação afirma ainda que é uma forma de reforçar a importância da transparência e da legalidade nas eleições, por isso o pedido de que o Ministério Público Eleitoral seja ouvido antes do julgamento. O autor afirma ainda que espera que a Justiça atue rapidamente, para garantir uma disputa justa.