O perdão é, por definição, um processo intencional e voluntário pelo qual a vítima, ou geralmente o agressor, passa por uma mudança de sentimentos e atitudes em relação a uma ofensa criminosa, deixando de lado as emoções negativas, como a vingança, e desenvolvendo uma capacidade aumentada de desejar o bem ao agressor (Wikipedia).
Por regra, não é fácil perdoar, ainda mais quando se trata de fatos públicos. E nem sempre o perdão, sentimento cristão, ganha a mesma repercussão do ato que motivou seu pedido.
Na quinta-feira, o governador Paulo Dantas revelou durante um evento em Batalha, com voz embargada, que havia perdoado o pai, Luiz Dantas.
Nas eleições de 2022, o pai voltou-se contra o filho e gravou um vídeo que ganhou enorme repercussão em Alagoas e no Brasil. Luiz fez acusações contra Paulo, que foram exploradas pela campanha do candidato a governador, senador Rodrigo Cunha (Pode), que disputou o segundo turno contra o atual governador.
Mesmo diante das acusações, Paulo Dantas silenciou. A defesa veio através de uma nota assinada pelos irmãos do governador.
Desde então, muita gente tentou a reaproximação, a reconciliação. E ela veio esta semana. Antes de começar o discurso, Paulo Dantas revelou que tratou (por telefone) do evento com Jânea Dantas (proprietária da Nativille). E ela colocou o Frei Josué (que celebrou a missa) para falar com ele, que estava em um curso em São Paulo.
“O frei me disse que eu deveria falar com meu pai. E eu disse, olha que coincidência, o meu pai falou com minha irmã, pedindo para falar comigo.”
Paulo continua o relato: “Ele falou com Pauline, minha irmã. Com muita alegria, eu liguei para meu pai e disse: ‘Estou ligando para dizer que peço perdão por tudo que tenha feito’. E ele disse: ‘Eu quero te pedir perdão a você também, meu filho.’ E eu disse: ‘Olha, mas eu já tinha lhe perdoado há tempo, só não tinha lhe dito ainda. E estou muito feliz de poder lhe dizer isso.’”
“Aí depois eu fiquei numa sala e comecei a chorar, assim, com muita intensidade, e não tive nem condições de voltar para a sala de aula. Fui para o hotel e mandei mensagem para muita gente que torce e torcia por essa reconciliação, e todos ficaram muito emocionados, assim como eu também”, contou Paulo Dantas.
A revelação do perdão de Paulo Dantas e Luiz Dantas está no YouTube, mas certamente não terá a mesma repercussão que tiveram as declarações feitas no auge da campanha.
Para quem tem sentimento cristão e amor ao próximo, fica, no entanto, a lição: perdoar é sempre um ato de crescimento espiritual
Fonte – Jornal de Alagoas