O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), deve revelar ainda neste mês sua escolha de apoio para seu sucessor na liderança da Casa. Entre as especulações, destacam-se dois nomes como os principais candidatos a receber o apoio de Lira: Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antonio Brito (PSD-BA). Além deles, Marcos Pereira (Republicanos-SP) também está na corrida pelo posto.
A eleição para a presidência da Câmara está agendada para fevereiro de 2025, mas a disputa já vem sendo articulada há meses nos bastidores. Com a proximidade da decisão, os candidatos têm intensificado suas manobras políticas, buscando apoio em diversas frentes, que vão desde o PT de Luiz Inácio Lula da Silva até o PL de Jair Bolsonaro.
Antonio Brito (PSD-BA) é administrador de empresas e ex-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, cumprindo atualmente seu quarto mandato como deputado federal pela Bahia. Brito é o candidato favorito do governo Lula, graças ao seu alinhamento com as principais pautas do governo no Congresso. No entanto, ele também tem sinalizado para outros setores políticos, como demonstrado em seu encontro com Valdemar Costa Neto, do PL, em abril deste ano.
Elmar Nascimento (União Brasil-BA) é advogado e está em seu terceiro mandato como deputado federal pela Bahia. Considerado o favorito de Lira, Elmar vem conquistando apoios importantes, inclusive na esquerda. Nesta semana, ele planeja um evento para celebrar sua liderança de um bloco parlamentar com 161 deputados, abrangendo partidos tanto da base aliada quanto da oposição ao governo Lula.