O deputado Ricardo Salles (PL-SP) afirmou nesta segunda-feira,12, que irá se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para discutir o avanço da PEC das Drogas. Salles foi o relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da proposta que visa proibir o porte e a posse de todas as drogas, independentemente da quantidade. As informações são do site Poder360.
Fontes indicam que Salles deve manter sua posição de relator na comissão especial que será formada para analisar a proposta. Esta comissão será composta por 34 membros titulares e 34 suplentes. A criação dessa comissão especial foi anunciada por Arthur Lira em 17 de junho, no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria, descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal.
A oposição confia que a PEC das Drogas será aprovada até o final do ano, apesar do calendário legislativo apertado devido às eleições municipais. O líder da oposição na Câmara, Filipe Barros (PL-PR), declarou que começará a conversar com os líderes partidários a partir desta segunda-feira para que as indicações dos membros da comissão especial sejam feitas o mais rápido possível.
Membros do Partido Liberal (PL) consideram Arthur Lira um aliado estratégico. Como o PL possui a maior bancada da Câmara, o partido pretende utilizar essa vantagem numérica para negociar apoio na sucessão da presidência da Câmara, em troca do avanço de pautas conservadoras, como a PEC das Drogas.
Fonte: O Jornal Extra