Um voo da TAP que saiu de Lisboa, em Portugal, com destino ao Recife na madrugada deste sábado (03/08) precisou retornar ao aeroporto por conta de um problema na aeronave. O retorno do voo TP15 e deu em mais de uma hora após a decolagem.
A companhia aérea não detalhou o problema ocorrido com o avião e informou apenas que se tratava de uma questão técnica.
De acordo com a jornalista Sabrina Medeiros, que estava no avião, o piloto fez uma rota diferente da esperada: “Eu passei 5 horas e meia voando no nada. Primeiro foi uma hora para ir, aí ele [o piloto] foi para um caminho completamente diferente. Em vez de ir pelo Oceano Atlântico, ele foi margeando a África e quando chegou em Marrocos, ele avisou que ia voltar”, disse.
Segundo Sabrina, o avião saiu com atraso do aeroporto por conta de um problema técnico, que já teria sido resolvido. “A gente já saiu com bastante atraso e quando chegou na altura de Marrocos, o piloto avisou que o sistema do avião estava dando problema e ia ter que voltar para Lisboa e já foi desesperador. A gente voltou para Lisboa. Foi mais uma hora voltando”, afirmou Sabrina.
A passageira disse ainda que o piloto afirmou que não poderia pousar no momento do retorno pois o avião poderia explodir. “Quando [o avião] chega em Lisboa, que a gente acha que vai aterrissar, ele [o piloto] diz que não pode porque o avião estava pesado, cheio de combustível e que se fizesse a aterrissagem, iria explodir. Então tivemos que passar 3 horas rodando em círculos baixos. A gente via a cidade, parecia o tempo todo que a gente ia aterrissar mas não aterrissou. Foi desesperador”, relatou.
Gastar combustível antes de pousar é um método comum na aviação. O piloto faz manobras para a aeronave gastar o combustível e garantir segurança no pouso que não foi programado.