O primeiro semestre de atividades legislativas na Câmara dos Deputados se encerrou em julho, e o deputado federal Alfredo Gaspar (União – Alagoas) manteve-se em evidência pela sua dedicação e trabalho árduo em prol dos alagoanos e alagoanas. Em 2024, foram apresentadas mais de 169 propostas legislativas, além de 12 requerimentos com pedidos de informações ao Governo Federal.
“Criar leis que ajudem ao desenvolvimento do nosso país e fiscalizar o Executivo Federal fazem parte do papel do deputado federal. Tenho buscado, nesta legislatura, formas de ajudar as pessoas e evitar que o governo federal continue atuando de forma impositiva e contra o povo”, explicou Alfredo Gaspar.
O deputado alagoano foi responsável pela relatoria de 15 importantes projetos, todos aprovados em comissões da Câmara. “O primeiro semestre foi de muito trabalho. Em cada comissão da qual faço parte, conseguimos a aprovação de projetos que vão desde medidas de proteção para advogados, como a alteração da política de prevenção à escoliose e a alteração na Lei de Acesso à Informação para permitir o pedido de informação anônimo. Alguns ainda seguem nas comissões, outros já estão aguardando a análise do Senado”, explicou.
No primeiro semestre, também foram aprovadas de autoria do deputado Alfredo Gaspar a criação do Dia dos Policiais Penais, que agora é lei, e a Rota Turismo Colonial, que valoriza o turismo e impulsiona a economia em cidades alagoanas. Este último foi enviado para análise no Senado.
No campo das emendas constitucionais, o deputado alagoano colaborou significativamente na PEC 44/2023, que destina 5% das emendas para a prevenção de desastres ambientais. Como membro da comissão especial, contribuiu para a mudança da nomenclatura de “calamidade” para “desastres”, incorporando ações humanas. Esta PEC foi aprovada no plenário da Câmara e segue para análise no Senado.
Posicionamento: Alfredo Gaspar continua como o único parlamentar alagoano em oposição ao governo federal, destacando-se também como o único deputado alagoano a receber cinco estrelas no ranking do Legisla Brasil, que avalia o desempenho da atividade parlamentar. Também foi o deputado federal melhor avaliado no semestre, assumindo a primeira colocação no Ranking dos Políticos.
“Tivemos um semestre marcado por muito trabalho e luta em defesa de Alagoas e do Brasil. Seguirei sendo uma oposição consciente, guiando-me pelo caminho do combate à corrupção, de mais ações na segurança pública, defesa da vida e contra medidas que afetem o bolso dos brasileiros. Alagoas pode ter certeza de que tem um deputado que se manterá firme em sua defesa”, completou.