Na imprensa nacional, o presidente da Câmara dos Deputados é considerado o ‘padrinho’ político do prefeito de Maceió João Henrique Caldas, o JHC (PL). Os dois não estiveram juntos em 2020, mas foram os grandes articuladores das candidaturas de Rodrigo Cunha (PODE) e Davi Davino Filho (PP) ao governo e ao Senado, em 2022. Desde então, estabeleceram uma sólida aliança, com a participação de indicados do PP para as principais Secretarias de Maceió.
A expectativa de que o deputado Arthur Lira (PP-AL) iria indicar o candidato a vice-prefeito na chapa de JHC acabou com uma declaração do presidente da Câmara dos Deputados ao Globo, no começo desta semana.
“JHC é meu aliado, sim. Temos trabalhado juntos por Maceió nos últimos anos e costuramos os apoios de partidos em torno do JHC. Especula-se muito o vice do JHC, mas o prefeito é bem avaliado e quer se resguardar politicamente. Nosso debate não é sobre o vice deste ano, é sobre 2026. Queremos uma construção. Hoje, penso em ajudar os amigos, eleger prefeitos.”, disse Lira na entrevista.
Em resumo, o presidente da Câmara dos Deputados vai manter seu apoio JHC, nas eleições municipais de outubro mesmo sem indicar o vice na chapa.
Com a questão ‘resolvida’ na capital, Lira se volta mesmo é para o interior. O PP deve apresentar, até 5 de outubro, em torno de 50 candidatos a prefeito, muitos com boas chances de vitória, a exemplo de Marcelo Beltrão, em Coruripe ou Pauline Pereira, em Campo Alegre.
O PP tem chances de eleger entre 20 e 30 prefeitos, mas Arthur Lira pode e deve sair das eleições deste ano com um número maior de aliados, seja para uma reeleição a deputado federal ou para uma disputa ao Senado. Nas eleições de 2022, por exemplo, ele teve o apoio de 52 prefeitos, muitos de outras legendas, incluindo o MDB de Paulo Dantas e Renan Filho, seus adversários.
“O PP é um dos maiores partidos do país e, também, de Alagoas. Nestas eleições vamos não só consolidar como ampliar nossa presença e nosso trabalho em nosso estado”, aponta Lira.
Fonte – Jornal de Alagoas