As lideranças políticas começaram as negociações para eleger seus candidatos na capital e no interior e o início das convenções partidárias, no último sábado, foi o start para esse momento. O MDB, partido do atual governador Paulo Dantas, deixou a capital Maceió para o último dia do prazo, porém já realizou 5 convenções no interior.
Major Izidoro, Delmiro Gouveia, Batalha, Olho D’Água das Flores e Jaramataia foram os primeiros municípios a oficializarem os candidatos pelo MDB. Em Batalha, sua cidade, Paulo afirmou: “não existe eleição ganha, estamos iniciando hoje [domingo, 21] a nossa eleição e nós temos que pedir voto de casa em casa”.
Segundo as informações passadas pelo MDB, o partido contará com 85 campanhas majoritárias próprias, número menor que o anunciado por Renan Calheiros, que afirmou anteriormente ter candidatos em 102 municípios.
“Eleger os vereadores que estão com a gente é sempre a melhor prática, a prática mais recomendável na política. Porque muitas vezes, o prefeito quando não tem maioria, ele quer fazer uma coisa e a câmara não quer, e quem acaba sendo prejudicado são as pessoas do seu município”, disse Renan.
Outra forte liderança que também está em Alagoas para as convenções partidárias é o
presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). Só no final de semana, ele esteve em Piaçabuçu, Limoeiro de Anadia e Campo Alegre, nesse último fez questão de enfatizar o orgulho de estar ao lado da prima Pauline Pereira.
Diferente da capital, no interior, a configuração das alianças funciona por outra lógica, como por exemplo em Olho D’Água das Flores, em que o candidato é do MDB, e teve Renan e Dantas em sua convenção, mas tem entre seus aliados o próprio PP de Arthur Lira.
CAPITAL
Em Maceió, o único a oficializar a campanha foi Ricardo Barbosa, pelos partidos da Federação Brasil da Esperança. embora haja uma certa incerteza do diretório nacional sobre manter ou não a candidatura.
A convenção oficializou 13 candidatos a vereador e a expectativa dos petistas é que a federação conquiste pelo menos três cadeiras, e que duas delas sejam deles, mantendo o número atual, já que Teca Nelma e Valmir Gomes são vereadores buscando a reeleição.