Mesmo não participando das eleições municipais, já que não tem prefeito e nem vereadores, Brasília também sofre impacto direto com os resultados das urnas. No restante do país, as eleições vão mudar os ocupantes de até 57 cadeiras na Câmara dos Deputados. A informação é do levantamento realizado pelo Congresso em Foco.
As 57 cadeiras que podem mudar hoje são ocupadas por deputados e senadores, que já anunciaram os nomes como pré-candidatos nas eleições deste ano.
Em Alagoas, dois parlamentares devem deixar a vaga para os suplentes no Congresso. O primeiro, é o senador Rodrigo Cunha (Podemos) e o segundo, o deputado Rafael Brito (MDB). Cunha deve disputar as eleições como vice-prefeito na chapa da reeleição de JHC. Já Rafael Brito, deve deixar a Câmara para concorrer à Prefeitura de Maceió, formando oposição a JHC com o apoio de Calheiros e Dantas.
Nos próximos dias, o cenário sobre a nova composição da Câmara deve ficar mais claro nos próximos dias. O calendário eleitoral deu sinal verde no último sábado (20) para as convenções onde os partidos escolhem seus nomes para candidatos, período que segue até 5 de agosto.
Em torno de 69 deputados e deputadas são pré-candidatos à prefeitura de 57 municípios. O número corresponde também ao fato de que, em algumas cidades, há mais de um parlamentar federal na disputa.