O atual prefeito de Maceió, JHC (PL), agora tem um novo nome apoiando sua candidatura à reeleição. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), anunciou que irá apoiar JHC e confirmou que o prefeito tem liberdade para escolher seu vice. Com a articulação, Lira tem como objetivo as eleições de 2026, em que pretende se candidatar à uma vaga no Senado contando com o apoio de JHC e seu grupo político.
JHC escolheu o senador Rodrigo Cunha (Podemos) como seu vice, escolha que contrariou as sugestões de Arthur Lira. Caso JHC seja reeleito, o prefeito será um potencial candidato ao Governo de Alagoas mas eleições de 2026. Com isso, deixará a Prefeitura de Maceió a cargo de Cunha e garantirá uma cadeira no Senado para sua mãe, Eudócia Caldas, suplente de Cunha. “A discussão sobre o vice de Maceió ganhou uma proporção inacreditável. JHC é meu aliado e temos trabalhado juntos por Maceió. Nosso foco é 2026. Queremos uma construção sólida,” declarou Lira.
Sobre sua possível candidatura ao Senado, em 2026, Arthur Lira disse que há especulações fortes e descartou uma alicança com Renan Calheiros, seu adversário local e também cotado para o Senado. “Fui o federal mais votado da história de Alagoas, ajudo muito meu estado. É lógico que o nome é lembrado. É muito difícil uma composição com Renan. A briga partiu sempre dele”, disse.
Quanto ao senador Renan Calheiros (MDB), sua tática é tentar atrair o PT para a chapa de Rafael Brito (MDB), seu candidato à Prefeitura de Maceió. Com a possível vitória de JHC no primeiro turno, Calheiros aposta na nacionalização do debate para levar a eleição municipal ao segundo turno e posicionar Brito como oposição a JHC, candidato associado a Bolsonaro.
No entanto, o PT lançou sua chapa própria, liderada por Ricardo Barbosa e tendo Eliane Silva (PSOL) como vice. A coligação inclui ainda PCdoB, PV e Rede, e acredita que, com o apoio de Lula, Barbosa pode crescer, o que dificulta uma aliança com Calheiros.