Na última quarta (17), o prefeito de Capela, Adelminho Calheiros, anunciou que na próxima semana irá assinar a ordem de serviço para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) na Santa Efigênia.
O anúncio vem como uma resposta a um vídeo postado pelo pré-candidato a prefeito Fernando Malta, que em visita a UBS da Santa Efigênia, denunciou más condições da Unidade e o fechamento da mesma aos finais de semana.
Adelminho esclareceu que a UBS é a porta de entrada para o SUS, servindo como atenção primária e preventiva e, portanto, não abre aos fins de semana, com isso ficando a cargo dos pronto atendimentos.
“Exigir que a UBS esteja aberta no fim de semana demonstra, além de tudo, um grande despreparo e falta de conhecimento. A UBS é voltada para a atenção primária e preventiva à saúde, enquanto que o pronto atendimento é emergência e urgência”, disse o gestor.
Além disso, o prefeito também afirmou que implementou na UBS um regime de plantão com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem às terças, quartas e quintas.
“Inclusive, a farmácia da UBS da Santa Efigênia conta com todos os medicamentos para hipertensão, para diabetes, analgésicos e antibióticos. O restante das medicações fica na farmácia central, na Secretaria de Saúde. E hoje temos uma particularidade: nas terças, quartas e quintas temos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem fazendo plantões”, completou.