📍Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia mostram que Alagoas se destacou no Nordeste como o estado que mais gerou empregos em micro e pequenas empresas (MPE) em abril. O estado subiu da 12ª posição em março para a 6ª posição nacionalmente, com um saldo de 2.033 empregos. Em termos de saldo por 1.000 empregados, Alagoas registrou 12,52, destacando-se na criação de empregos. No acumulado de janeiro a abril de 2024, foram gerados 5.164 empregos, com um saldo por 1.000 empregados de 31,81, ocupando a 15ª posição.
Geanne Silva, economista e analista do Sebrae Alagoas, observou que, apesar do saldo total de empregos ainda ter sido negativo em abril de 2024, houve uma melhora significativa em relação ao mês anterior. As MPEs foram responsáveis por um aumento de 2.033 empregos em comparação a março, quando o saldo foi negativo em 1.283 empregos. Em contrapartida, as médias e grandes empresas (MGEs) tiveram um saldo negativo de 3.559 empregos, mas com uma redução menor em relação ao mês anterior, que registrou uma perda de 10.305 empregos.
O setor de serviços liderou a geração de novos empregos, com um saldo positivo de 958 empregos nas MPEs e 151 nas MGEs. Em contraste, o setor de Indústria da Transformação teve o maior saldo negativo nas MGEs, perdendo 3.512 empregos. Esse setor, que inclui indústrias de plástico, bebidas, têxtil e alimentos, foi afetado principalmente pela cana-de-açúcar. Geanne Silva destacou que a expansão dos setores de turismo e serviços pessoais provavelmente impulsionou o crescimento do setor de serviços.
A Administração Pública apresentou variações menores, alternando entre saldos positivos e negativos, destacando-se em junho de 2023 com um saldo positivo de 586 empregos. A geração total de empregos variou bastante ao longo dos meses, com picos positivos em setembro e outubro de 2023 e declínios em março de 2024. Esses dados refletem a volatilidade do mercado de trabalho em Alagoas e a necessidade de estratégias para estabilizar e fomentar a criação de empregos de maneira sustentável.
*redação com Blog do Flávio Gomes de Barros