A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) anunciou um reforço no policiamento ostensivo e investigativo para combater roubos e furtos na orla de Maceió. Em uma coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (15), a SSP apresentou a “Operação Orla Segura”, com a presença da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev). A iniciativa visa intensificar a segurança nos horários de maior incidência de crimes.
A Polícia Militar de Alagoas identificou os horários com maior ocorrência de crimes na região. Por isso, novas equipes do 1º Batalhão vão atuar continuamente das 16h até a madrugada, período em que ocorrem a maioria dos arrombamentos a residências e estabelecimentos comerciais. Unidades especializadas, como o Bope, Batalhão de Rotam e Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc), também participarão das ações.
O secretário executivo de Políticas de Segurança Pública, coronel Patrick Madeiro, destacou que o governo estadual determinou o reforço no policiamento para garantir a segurança dos moradores, frequentadores e turistas. Aos fins de semana, haverá um incremento de nove a dez viaturas, aumentando a presença policial em pontos estratégicos. As demais regiões do estado continuarão com o policiamento preventivo conforme o planejamento estratégico da PM.
As ações integradas incluem a colaboração da Polícia Civil nas investigações, com a delegada Luci Mônica ressaltando a importância do trabalho conjunto. Além disso, o Programa Ronda no Bairro, sob a responsabilidade da Seprev, intensificará o policiamento de proximidade com viaturas, motos e patrulhamento a pé. As ações sociais também serão ampliadas, com a Superintendência de Política sobre Drogas atuando na identificação e acolhimento de moradores de rua em situação de dependência química.