No dia que marca os 109 anos do segundo maior município da região metropolitana, Rio Largo celebrou sua emancipação política neste sábado (13), com a tradicional cerimônia de hasteamento das bandeiras seguida da missa em ação de graças, celebrada na Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no centro da cidade.
O evento anual destaca não apenas a data histórica, mas também a cultura riolarguense e o desenvolvimento em todas as áreas com trabalhos da gestão municipal. O dia 13 de Julho marca o nascimento da cidade, que se emancipou em 1938.
O Prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, enfatizou os avanços constantes e agradeceu pelos 8 anos de uma gestão bem sucedida, que contribui para o desenvolvimento e o bem-estar dos cidadãos. “Dos 109 anos de história dessa cidade que representa muito na minha vida, tenho a honra de dizer, que 8 deles, estive à frente deste time que se empenha e cuida das pessoas. E o trabalho vai continuar, honrando nossa missão, transformando Rio Largo uma das melhores do Brasil para se viver” declarou.
Durante toda a semana que antecedeu o marco da emancipação política, houve uma série de inaugurações, que entregou à população uma nova UBS, 4 novas quadras poliesportivas, um CAPS II, uma lavanderia pública, 15 ruas asfaltadas, e a reforma e ampliação de uma escola. Além do culto ao ar livre e um grande show gospel com a cantora Bruna Karla.
Os novos equipamentos públicos de esporte e lazer, são feito de emenda parlamentar destinada pela Deputada Estadual Gabi Gonçalves, que esteve presente em todas as cerimônias. “É uma alegria poder presenciar e celebrar a transformação da nossa Rio Largo, ao lado do nosso povo, e do Prefeito Gilberto, que tanto se dedica e tanto trabalha, para que Rio Largo chegue aos seus 109 anos vivendo seu melhor momento! E eu como Deputada, e mais ainda, como riolarguense, sinto que nossa missão de cuidar de gente só se expande e se fortalece” declarou, na ocasião.
A emancipação política de Rio Largo é um marco importante na trajetória da cidade e, ao celebrar essa data, os moradores têm a oportunidade de reafirmar sua identidade, valorizar a cultura local e reconhecer os avanços alcançados.