A Polícia Civil da Bahia prendeu, na última terça (9), Antônio José dos Santos, de 65 anos, o “Toinho da Barra”, também conhecido como “Monstro do Sertão”. Ele foi condenado a 22 anos de prisão por um homicídio em Pão de Açúcar, em Alagoas, em fevereiro de 2002.
Além de assassinar a vítima, o empresário Luiz Antônio Monteiro Torres, Toinha da Barra também foi acusado de participar de uma chacina em 2984 em São José da Tapera, quando ele teria assassinado a tiros de metralhadora e espingarda o agricultor Givaldo Ferreira dos Santos, o advogado João Alves e o pré-candidato a prefeito Wellington Fontes.
A Polícia Civil baiana recebeu informações da fuga do condenado há vários anos. Na Bahia, ele teria se submetido a cirurgia plástica e utilizado documentos falsos, trabalhando como comerciante de carvão na cidade de Vitória da Conquista. Além disso, ele também trouxe sua família e se estabeleceu na cidade, levando uma nova vida com documentos falsos.
No momento de sua prisão na cidade de Maracás, Toinho estava de posse de documentos falsos e se apresentou aos policiais civis com esses documentos. Foi dado cumprimento ao mandado de prisão referente à condenação no Estado de Alagoas. O fugitivo também foi autuado em flagrante pelo crime de falsidade ideológica.