A vitória da coalizão de esquerda Nova Frente Popular, que conquistou o maior número de assentos na Assembleia Nacional da França nas recentes eleições legislativas, foi motivo de comemoração entre alguns políticos alagoanos. O senador Renan Calheiros, o vice-governador Ronaldo Lessa e o deputado estadual Ronaldo Medeiros manifestaram seu entusiasmo pelas redes sociais, celebrando a derrota da extrema direita no país europeu.
Renan Calheiros, em seu perfil no Twitter, destacou a importância do resultado como um reflexo da força da democracia global. “Depois do Reino Unido, a democracia mostra sua pujança na França, berço do Iluminismo e dos direitos humanos. A cada eleição pelo mundo amplia-se o coro contra o extremismo”, escreveu o senador.
Ronaldo Lessa, também via Twitter, comemorou a vitória com uma mensagem otimista: “A democracia venceu! A extrema direita foi derrotada e a esperança renasce com a vitória da esquerda nas eleições legislativas na França! Liberté, égalité, fraternité”.
O deputado Ronaldo Medeiros enfatizou a maturidade política dos eleitores franceses em sua publicação. “Os franceses deram uma grande demonstração de maturidade política ao construírem uma aliança para derrotar a extrema-direita no 2º turno das eleições daquele país”, afirmou. Medeiros complementou destacando a importância da Nova Frente Popular em garantir estabilidade política: “Venceu a Nova Frente Popular, que indicará o novo primeiro-ministro. Mas ainda há a necessidade de composição para conseguir maioria absoluta no parlamento. Espero que repitam a maturidade do 2º turno”.
A vitória da Nova Frente Popular na França é vista pelos políticos alagoanos como um sinal positivo para a esquerda mundial, reforçando a importância da união e da democracia em tempos de polarização política.