O dia 7 de julho marca a Emancipação Política de Porto Real do Colégio, sob administração do prefeito Aldo Popular. As comemorações de 214 anos de história contou com uma vasta programação. Iniciada no dia 05 de julho, a Praça de Eventos ficou lotada para prestigiar a apresentação de um dos maiores cantores do momento, Henry Freitas, contando também com Wallas Arrais, Os Clones do Brasil e Forró da Parceria.
No dia 06, com a presença do governador de Alagoas, Paulo Dantas, foi assinada as ordens de serviço para a pavimentação de 2 km em vias urbanas e, por meio do programa Pró-Estrada, a pavimentação de ruas dos povoados Angico, Tucuns, Retiro (rua da cabana), Capim Grosso e Pioneira. Além da entrega de uma caçamba, uma ambulância, duas vans e uma picape. Na ocasião, o governador anunciou a construção de 57 casas populares.
Ainda no dia 06, a comunidade cristã também foi inserida nas comemorações com a realização da segunda edição do Louva Colégio, com a participação de pregadores e artistas locais, culminando na apresentação da banda Preto no Branco. O grupo mineiro ficou conhecido a partir de seu primeiro álbum, que trouxe a canção “Ninguém Explica Deus”, uma das músicas brasileiras mais executadas de 2016.
No dia 07 de julho, as comemorações começaram com o hasteamento dos pavilhões no Centro Administrativo, seguida de uma missa solene na igreja matriz e, por fim, o resgate do desfile cívico pelas ruas da cidade. Foi um grande momento que encantou a todos os presentes. Em discurso, o prefeito Aldo se mostrou satisfeito com as comemorações, encerrando seu segundo mandato da melhor forma possível.