Em depoimento à Polícia Civil de Alagoas, os três acusados do assassinato de Emerson Ramon da Silva, de 23 anos, alegaram que a vítima estava envolvida com a ex-namorada de um deles e que também tinha uma dívida com outro suspeito. A polícia considera essas motivações como as causas do crime.
O corpo de Emerson foi encontrado em um canavial em São Sebastião, na região do Agreste de Alagoas, no dia 16 de junho. Os três suspeitos, que eram conhecidos de Emerson, foram detidos nos dias 3 e 4 de julho. Um dos suspeitos, identificado como o responsável pelos disparos, foi encontrado com várias munições, mas a arma do crime ainda não foi recuperada.
O delegado Rômulo Andrade informou que a polícia identificou os responsáveis após analisar mais de 100 horas de gravações de câmeras de segurança, reconstruindo os movimentos de Emerson no dia do homicídio. As investigações também revelaram que os suspeitos retornaram a Arapiraca após o crime e queimaram o carro da vítima.
Conforme o delegado, há provas suficientes para confirmar a autoria do assassinato, que foi planejado pelos amigos de Emerson.