Toda a frota de ônibus será renovada e a capital vai receber 23 estações no principal corredor de trânsito, deixando o transporte mais rápido, confortável e eficiente
O transporte público em Maceió entra em uma nova fase. O sistema, utilizado por mais de 600 mil pessoas, passará a contar com o modelo BRT, sigla para Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido de Ônibus, em português). Um investimento de mais de R$ 2 bilhões para garantir agilidade, conforto e velocidade nos deslocamentos na capital. É o maio aporte já feito em mobilidade da história alagoana. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada na manhã desta sexta-feira (5), em cerimônia realizada no bairro Eustáquio Gomes.
Serão 14 km de faixa exclusiva para os ônibus do BRT Maceió no principal corredor de transportes da Capital, formado pelas avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima – Foto: Reprodução
Serão 14 km de faixa exclusiva para os ônibus do BRT Maceió no principal corredor de transportes da Capital, formado pelas avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. O espaço ficará à esquerda da via, junto ao alinhamento do canteiro central.
O sistema contará com nove linhas saindo do Terminal de Integração do BRT – Eustáquio Gomes, Benedito Bentes, Clima Bom e Chã da Jaqueira, além de 63 linhas alimentadoras, com saídas programadas para todos os bairros da cidade. Durante o percurso, os ônibus irão passar por todas as 23 estações do BRT, com intervalo médio de 5 minutos entre as viagens.
“Com o BRT, o usuário do transporte público em Maceió terá sua experiência otimizada. Ele sairá do bairro em uma das alimentadoras, desembarcará e seguirá para a estação equivalente ao seu ponto de parada e em menos de 5 minutos terá um veículo à disposição”, explica André Costa, diretor-presidente do DMTT.
Ônibus
Todos os veículos do BRT Maceió serão climatizados e equipados com a tecnologia Euro-6, que reduz a emissão de gases poluentes em até 80%, um alívio para o meio ambiente. O acesso aos ônibus nas estações será feito pelo lado esquerdo, sem a necessidade de degraus, pois o piso dos coletivos é nivelado com o piso da estação, possibilitando que todos tenham sua entrada facilitada, inclusive melhorando a acessibilidade para pessoas com deficiência, idosos e usuários que venham a ter alguma limitação temporária.
Em 2026, 80% do sistema estará climatizado, o equivalente a 266 veículos com ar-condicionado. Em 10 anos, todos os ônibus de Maceió serão climatizados, um total de 440 ônibus Euro-6, com ar condicionado, sendo 182 no BRT e 258 nas linhas alimentadoras. Um investimento em frota de R$1.062 bilhão.
Terminal do Eustáquio Gomes e Estações
Situado às margens da Avenida Lourival de Melo Mota, o Terminal de Integração do BRT Maceió – Eustáquio Gomes será o centro administrativo do sistema. O equipamento será o principal ponto de partida para as viagens com destino ao Centro, Trapiche da Barra e à Ponta Verde. Serão 23 mil m² de área total e 600 m de plataforma útil.
O equipamento contará com tecnologia de ponta, câmeras de videomonitoramento, telões informativos para que os usuários consigam visualizar seus respectivos veículos, além do Centro de Controle Operacional, linhas de fibra óptica dedicadas ao BRT, equipamentos e softwares, toda tecnologia para tornar o sistema ainda mais prático.
Além do terminal, o sistema contará com 23 estações, distribuídas pelas avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. Cada estação será equipada com telas e painéis informativos, mostrando o tempo de chegada dos ônibus. O acesso será feito com validador, por catracas e pelas entradas acessíveis para PCDs. Todas as estações ficarão à esquerda da via, junto ao alinhamento do canteiro central. O sistema contará ainda com os pontos de parada para as linhas alimentadoras.
Fonte: Acompanhamento DMTT