No atual cenário político e eleitoral, Maceió aparece com o menor número de pré-candidatos à prefeitura entre as capitais do Nordeste em 2024, de acordo com levantamento do blog do Edivaldo Junior, com base em informações do Wikipédia.
Na sequência, Recife e Salvador são as capitais do Nordeste que tem menor número de candidatos, com seis nomes em cada uma. Nas duas cidades, assim como Maceió, os atuais prefeitos vão disputar a reeleição como favoritos.
As coincidências não param por aí. Na capital da Bahia, o atual prefeito, Bruno Reis disputa a reeleição como favorito, tendo como principal adversário o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB). Em Maceió, o principal adversário de JHC será o deputado federal Rafael Brito (MDB).
Em Recife, João Campos enfrenta um imbróglio na escolha do vice, posto que é pretendido pelo PT, mas que pode ficar com um amigo pessoal do prefeito, que tem nome especulado para disputar o governo em 2026.
Na capital de Alagoas, a disputa pela prefeitura está concentrada principalmente entre o atual prefeito JHC (PL), que busca a reeleição e possui uma vantagem nas pesquisas, e o deputado federal Rafael Brito (MDB), apoiado pelo governador Paulo Dantas.
A escolha do vice de JHC, reivindicada pelo presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP), pode ficar com Rodrigo Cunha (Pode), que abriria vaga para a mãe de JHC no Senado. Tudo passa por projeções para as eleições de 2026.