O prefeito de Maceió, JHC, participou, nessa segunda-feira (1º), do início das atividades da 1ª Reunião das Mulheres Parlamentares do P20, fórum do Poder Legislativo do G20, que acontece nos dias 1º e 2 de julho, no Centro de Convenções, em Jaraguá. Em seu discurso, JHC deu as boas-vindas aos participantes, falou da felicidade da capital sediar evento de tamanha importância e destacou os esforços da gestão municipal para reduzir desigualdades e promover políticas públicas que fortaleçam a autonomia feminina.
“Desde que assumimos a gestão da Prefeitura, em 2021, implantamos a primeira Secretaria da Mulher da história de Maceió. Criamos também o Banco da Mulher Empreendedora, um programa inédito de financiamento para negócios de empreendedoras mulheres, que já apoiou quase 4 mil projetos”, disse JHC, acompanhado da primeira-dama, Marina Candia.
O prefeito ressaltou ainda que o combate à violência doméstica é uma prioridade da gestão. “Maceió tem enfrentado a violência doméstica de diversas formas. Entendendo que este problema está intimamente ligado à dependência econômica, criamos o programa Aluguel Maria da Penha, que se tornou modelo nacional, oferecendo auxílio financeiro para custear a moradia de mulheres vítimas de agressões. Além disso, asseguramos que elas tenham prioridade na recepção de imóveis entregues pela Prefeitura”, pontuou.
O presidente da Câmara Federal e do P20, deputado Arthur Lira, destacou a importância histórica do encontro focado nas questões que impactam diretamente a participação das mulheres na política e na sociedade e disse que a escolha de Maceió para receber o evento foi estratégia.
“Quando mulheres ocupam posições de poder e liderança, barreiras são rompidas e outras mulheres são incentivadas a buscar seu próprio caminho. Somente quando todas as mulheres tiverem voz, autonomia, segurança e oportunidade de alcançar seu pleno potencial, é que teremos um mundo justo e harmônico tanto quanto desejamos. A escolha de Maceió, conhecida por suas belas praias, foi parte de uma estratégia para mostrar a diversidade cultural e natural do Brasil aos participantes estrangeiros”, declarou o deputado.
Com o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, o encontro é uma oportunidade para ampliar a participação das parlamentares em discussões que estão no centro das atenções mundiais.
Em seu discurso, a procuradora da Mulher na Câmara, deputada Soraya Santos (PL-RJ), parabenizou a gestão do prefeito JHC pela criação da Secretaria da Mulher de Maceió e pelas ações realizadas na busca pela autonomia financeira das mulheres.
“Fico muito feliz quando se fala em secretarias de políticas para mulheres. Um gestor quando cria essa estrutura, ele já mostra a importância que é esse assunto, que representa mais de 50% da população feminina. Fico mais feliz ainda porque o foco desta secretaria, aqui em Maceió, não é somente a assistência social, colocou como foco número um a autonomia econômica das mulheres, porque dignidade é uma mulher colocar comida na mesa e ter saúde”, ressaltou Soraya.
O evento é um espaço em que parlamentos dos países do G20 contribuam nos debates das questões globais. As mulheres parlamentares das nações integrantes do G20 e dos países convidados irão debater os temas prioritários da cúpula deste ano: mudança do clima e desenvolvimento sustentável; inclusão social e combate à fome e à pobreza; e reforma das instituições globais.
Ao todo, mais de 200 autoridades nacionais e internacionais foram convidadas para a reunião das mulheres parlamentares. Além das parlamentares dos países do G20 e dos países convidados para a Cúpula de Líderes, integram a lista todas as deputadas federais e senadoras do Brasil, parlamentares do Mercosul, dos países de língua portuguesa, bem como presidentes de parlamentos internacionais e de organismos internacionais, como a União Interparlamentar e a ONU.
A programação conta com sessões de trabalho sobre o papel das mulheres na justiça climática e na sustentabilidade ambiental; iniciativas para incremento da participação política das mulheres e o fortalecimento da democracia; e a promoção da igualdade de gênero, autonomia econômica das mulheres e superação do racismo. Além das sessões de trabalho conjunto, as parlamentares terão oportunidade de realizar reuniões bilaterais, para intercâmbio de experiências e informações sobre temas de interesse mútuo.
Texto: Assessoria