O Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), vem realizando ações com o objetivo de arrecadar leite humano e valorizar a amamentação.
O leite humano é considerado o alimento de padrão ouro para recém-nascidos prematuros e bebês com risco à saúde. As campanhas com foco em conscientização, realizadas em diferentes espaços, buscam destacar os benefícios do alimento, além de mobilizar as mulheres a doarem o leite materno.
As coletas acontecem nas Unidades de Referência Hamilton Falcão, no bairro Benedito Bentes, e USF José Araújo, no Jacintinho. O leite coletado é distribuído para a maternidade neonatal do Hospital Universitário (HU) Professor Alberto Antunes, localizado no bairro Cidade Universitária. Também há ações para arrecadar potes de vidro, utilizados para o armazenamento do leite humano.
O Colégio Santana Lima, localizado no bairro Graciliano Ramos, é um dos locais de mobilização. O colégio realiza uma gincana anual, onde arrecada potes de virdro para armazenar o leite materno doado.
De acordo com a coordenadora da campanha no colégio, Rose Santana, a conscientização e a parceria entre saúde e educação são de extrema importância para auxilir em iniciativas como essas.
“Há dois anos busquei apoio para a mostra em saúde da gincana anual da escola e achei muito enriquecedor realizar a campanha de aleitamento materno no colégio. O intuito é desenvolver responsabilidade em saúde com os alunos, o que soma para a formação do cidadão. É gratificante ver o envolvimento dos estudantes, ver eles colaborarem para sociedade no geral. Arrecadarmos na última gincana 63 potes”, destacou.
Para Marglene Oliveira, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança da SMS, essas ações contribuem para um mundo melhor e para salvar vidas de crianças. “Falar sobre aleitamento materno é essencial, e através dessas campanhas podemos salvar vidas de bebês e fortalecer a educação e a saúde de modo a disseminar conscientização, seja por doação de potes, ou até mesmo mobilização para doação de leite”, disse.
Os interessados em contribuir com a campanha doando potes de vidro para o armazenamento adequado do leite materno podem ir até à Sede da SMS, localizada na Rua Dias Cabral, 569, Centro. A URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes) e a USF José Araújo (Jacintinho) também são postos de coleta.