A festa de São Pedro, na cidade de Jacaré dos homens foi reconhecida como patrimônio cultural e imaterial de Alagoas, o prefeito de Jacaré dos Homens, Floriano Melo (MDB), compartilhou a notícia em redes sociais nesta quinta-feira (27).
A tradicional festa é celebrada anualmente nos dias 28 e 29 de junho e foi reconhecida após foi decisão da Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas, ressaltando a importância histórica e cultural desse evento para a comunidade local.
O prefeito, destacou a importância da nova lei e a dedicou aos moradores: “O São Pedro de Jacaré foi consagrado o maior e mais animado de Alagoas. A nossa festa é conhecida e frequentada por gente que vem de outras partes do Nordeste e do Brasil. Tornamos este grande evento maior a cada ano. Estou feliz com esse reconhecimento e quero dedicar a cada morador do nosso município.” Ressalta, Floriano.
De acordo com a nova legislação, o patrimônio cultural e imaterial abrange práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, juntamente com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais associados, que são reconhecidos pelas comunidades e grupos como parte de seu patrimônio cultural.
A nova lei entrou em vigor na data de sua publicação, garantindo a preservação e a valorização contínua da tradição.
“Muitos jacarezeiros se esforçaram para manter viva esta tradição tão bonita e tão rica.” Finaliza, o prefeito.