Em debate presidencial acalorado na noite de quinta-feira, 27 de junho, o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu reverter a decisão que derrubou Roe v. Wade e legalizar o aborto caso seja reeleito.
“Eu apoio Roe v. Wade”, declarou Biden, referindo-se à decisão histórica de 1973 da Suprema Corte que legalizou o aborto em todo o país. “Se eu for reeleito, vou restabelecer Roe v. Wade.”
A decisão de Roe v. Wade foi revertida em 2022 pela Suprema Corte, com o apoio de três juízes indicados por Trump.
Durante o debate, Trump foi questionado sobre sua posição em relação aos medicamentos para aborto. Ele afirmou concordar com a recente decisão da Suprema Corte que regulamenta o uso da pílula abortiva e se comprometeu a não avançar com nenhuma proibição federal sobre o tema. Trump reiterou que a questão do aborto deve ser conduzida pelos governos estaduais.
“Indiquei três grandes juízes para a Suprema Corte, e eles votaram a favor de derrubar Roe v. Wade, devolvendo a questão para os estados resolverem”, disse Trump. “Agora, os estados estão lidando com isso”, acrescentou.
Trump também expressou seu apoio à decisão recente da Suprema Corte sobre a regulamentação da pílula do aborto, reforçando sua posição de descentralizar a questão para os estados.