O objetivo de formar uma chapa única entre PT e MDB para a Prefeitura de Maceió não se concretizou, mas caso haja segundo turno, eles dividirão o palanque sem dificuldades. Conforme afirmou o deputado federal Paulão (PT), “a oposição do PT é ao JHC [PL]; nosso rival em Maceió é JHC”.
Paulão, confiante de que a campanha irá ganhar força, declara: “Vamos lutar para o Ricardo [Barbosa] chegar, e espero contar com o apoio do MDB. Mas se o MDB chegar, a gente não só vota, como faz campanha”.
Nas últimas semanas, as negociações entre os dois partidos para que o PT indicasse um vice na chapa de Rafael Brito (MDB) geraram certo desgaste, com especulações sobre a entrega de cargos no Governo Estadual. Paulão nega qualquer desentendimento: “Em nenhum momento houve estranhamento. O governador nunca tratou desse assunto conosco. A imprensa estava especulando, e por isso eu respondi em uma entrevista quando perguntado. A relação continua com normalidade. O PT apoia Paulo Dantas e Paulo Dantas apoia Lula”.
Desde o último domingo (23), Paulão participou junto com o governador Paulo Dantas (MDB) de uma extensa agenda positiva no interior. Publicamente, ambos fizeram questão de demonstrar que está tudo bem. “Tivemos uma agenda bastante positiva. Em nenhum momento a gente discutiu outros assuntos. A relação continua muito positiva. Eu contribuí com emendas, mas o Paulo teve iniciativas muito importantes que eram reivindicações da Uncisal e da Uneal. Vai fazer o maior concurso da história da Uneal. Isso vai dar uma importante sustentação pedagógica”.
Paulão segue elogiando o governador: “Isso demonstra o compromisso do Paulo Dantas também com o ensino superior. Investimentos no ensino médio têm uma contrapartida do governo federal, mas o superior não tem, então a gente sabe que pesa no orçamento. Havia uma carência de três unidades da Uneal. Em Arapiraca eles usavam um colégio estadual, e agora vai ter prédio próprio, Palmeira dos Índios tem prédio, mas agora vai passar por uma reestruturação e ampliação. São investimentos muito substantivos na história da educação”.
Sobre a educação, ele fala sobre as creches CRIA: “Paulo também vem fortalecendo, junto com os municípios, as creches CRIA. Um número alto de unidades, demonstrando uma preocupação com a 1ª infância. Uma sociedade que não prioriza a 1ª infância não tem perspectiva de futuro”.
Compartilhar palanques também pode ter contribuído para melhorar o clima interno no PT. Após uma semana tensa com trocas públicas de críticas entre Paulão e Ronaldo Medeiros (PT), ambos compartilharam o palanque no interior e se cumprimentaram cordialmente.