Prefeito destaca camarote PcD e iniciativas de inclusão na maior festa junina do Litoral do Brasil
O prefeito de Maceió, JHC, destacou nesse domingo (23) -segundo dia da programação do “São João Massayó, Sol, Mar e Forró 2024”- as ações da gestão para inclusão e acessibilidade durante as festividades.
“São mais de 100 mil pessoas aqui, hoje, e temos orgulho de construir um evento inclusivo, com nosso camarote PcD, com respeito às mulheres, com sala sensorial. Uma festa para reunir e agregar”, pontuou JHC.
O camarote PcD é um espaço exclusivo para pessoas com deficiência e acompanhante, que conta com equipe de apoio especializada, rampas de acessibilidade, banheiros acessíveis, totens em braile e audiodescrição com a programação do evento.
Paula Ravenala é cadeirante e uma das pessoas beneficiadas com a política de inclusão da Prefeitura de Maceió. “Aqui a gente é acolhido, respeitado e consegue aproveitar a festa com tranquilidade. Eu não conseguia vir para os shows quando não tinha esse camarote porque não me sentia segura no meio da multidão. Agora, eu venho com tranquilidade e posso aproveitar à vontade. Realmente, a gestão do prefeito JHC está de parabéns. Aqui é muito massa porque é tudo bem amplo, tudo coberto, e com muita segurança, além de ser bem aconchegante, né? E aqui a gente pode até paquerar, viu?”, disse.
Mas além do camarote, o São João Massayó conta com uma infraestrutura que dá suporte e acessibilidade desde o transporte do PcD, através da van, que durante todos os dias de festa transporta pessoas com deficiência até o local do evento. O serviço está disponível desde sábado (22) e funcionará até o próximo dia 28, com embarque e desembarque em frente ao Clube Fênix Alagoana, na Avenida da Paz, número 2, Centro. A van tem saída às 18h, às 20h30 e à meia-noite, e na volta, o veículo estará no local às 00h30, 01h30 e 3h.
Sala Sensorial – Este ano, o São João Massayó tem uma sala sensorial, espaço do camarote PcD, que oferece um ambiente acolhedor e seguro para pessoas neurodivergentes, o que inclui pessoas com autismo, TDAH ou outros transtornos, que estiverem em crise sensorial durante o evento. A sala conta também com uma equipe multidisciplinar, com terapeutas ocupacionais, psicólogos, educadores físicos e psiquiatras.
Pedro Henrique é autista tipo 1 e aprovou o espaço. “Eu vim aqui para poder aproveitar o evento e estou achando muito bom, é aconchegante e eu estou me sentindo muito bem”, disse.
O São João Massayo 2024 é o primeiro evento público do Nordeste a oferecer a Sala Sensorial, sendo mais uma ferramenta de inclusão. A Sala é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), e as empresas Ciclos e Spider P&E.
Texto: Assessoria
Foto: Itawi Albuquerque