O Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, está empenhado em expandir a influência da sigla em Alagoas, estado que foi o mais favorável a Bolsonaro no Nordeste nas eleições de 2022. Atualmente, o objetivo é aumentar a presença do partido nos municípios.
Para alcançar esse objetivo, o PL conta com a provável reeleição de JHC em Maceió, que está liderando alianças em outros municípios estratégicos e populosos de Alagoas, como Arapiraca, Marechal Deodoro, União dos Palmares e Palmeira dos Índios.
Além de participar de eventos em Maceió, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) esteve presente para apoiar a pré-candidatura de Fabiana Pessoa em Arapiraca, como divulgado nas redes sociais. Apesar de suas chances de vencer Luciano Barbosa (MDB), que está buscando a reeleição, serem pequenas, sua candidatura pode fortalecer o bolsonarismo na região do Agreste.
Em Marechal Deodoro, o grupo de Bolsonaro e JHC estabeleceu o ex-prefeito Cristiano Matheus como candidato ao Poder Executivo. Embora Matheus tenha uma inclinação política mais à esquerda, ele foi preterido pelo MDB e precisava de apoio para sua candidatura.
O ex-vereador Bruno Lopes foi o escolhido em União dos Palmares para se lançar pelo PL. Também há trabalho feito em Palmeira dos Índios, com Verônica Medeiros. Todos esses políticos devem ajudar JHC na provável candidatura ao governo em 2026, quando terá que convencer a população interiorana.
Em 2022, entre as capitais do Nordeste, Bolsonaro venceu apenas em Maceió – 57% contra 42% de Lula (PT) – mas perdeu com folga no interior alagoano. A média em Alagoas na última eleição presidencial ficou Lula com 58% e Bolsonaro com 41%. Por isso, a direita tenta avançar em outros municípios.