A Comissão de Educação da Câmara Federal aprovou o requerimento do deputado arapiraquense Daniel Barbosa para realização de uma audiência pública em busca da emancipação do Campus da Universidade Federal de Alagoas em Arapiraca.
A decisão vai permitir termos uma discussão mais ampla sobre os impactos e os benefícios dessa mudança. “Eu tenho conversado com o retor da Universidade Fedral, da Ufal, e a gente vê uma viabilidade muito grande para a emancipação do nosso campus. Nós estamos conversando com alunos, com todo corpo docente, professores, todos os funcionários, e há uma unanimidade de que a gente pode sim ter autonomia no Campus”, pontuou Daniel Barbosa.
O assunto já havia sido tratado em agosto de 2023, quando Daniel Barbosa, acompanhando de uma comitiva da Ufal, foi ao Ministério da Educação em busca da emancipação do campus da Ufal Arapiraca. Além disso, a pauta já havia sido tema de reunões anteriores de Daniel Barbosa e membros dos corpos docente e discente da Universidade Federal de Alagoas.
Conforme Daniel Barbosa, a aprovação do requerimento na comissão da Câmara é “um passo importante nessa trajetória de modernização da Ufal, que já conta também com a destinação de R$ 1 milhão em recursos de nosso mandato para o desenvolvimento de sua estrutura e equipamentos”.
O objetivo é transformar o campus da Ufal Arapiraca independente do Campus AC Simões, localizado em Maceió, e se tornar a Universidade Federal do Agreste de Alagoas, para ampliar o desenvolvimento do ensino superior em toda a região. Essa independência do campus da Ufal Arapiraca possibilita também a viabilidade de mais verbas e abertura de novos cursos.
Fonte – Jae Notícia