Os sites do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) e do Ministério Público de Alagoas foram derrubados em um ataque cibernético na manhã desta segunda-feira, 3. O responsável, identificado como “Azael”, anunciou a ação na rede social X (antigo Twitter).
No post, “Azael”, suposto membro do Team R70 — grupo hacker —, declarou que os ataques seriam um protesto contra o judiciário brasileiro.
Os endereços foram recuperados em poucos minutos pelas equipes de Tecnologia da Informação dos respectivos órgãos, mas os ataques foram confirmados pelo portal Check-host, especializado em monitorar endereços online.
O ataque começou pelo site do TJ-AL, segundo “Azael”. Ele afirmou que a ação foi motivada pela suposta negligência das autoridades em relação a uma denúncia que ele havia feito contra outro grupo criminoso.
O EXTRA entrou em contato com a assessoria do Ministério Público de Alagoas e do Tribunal de Justiça de Alagaos para que pudessem comentar sobre o assunto, mas não obteve retorno até a última atualização. O espaço segue aberto para futuros esclarecimentos.
Esses ataques não foram os primeiros realizados pelo grupo Team R70. Anteriormente, o grupo derrubou o site da Polícia Civil de Rondônia e o da Universidade Federal da Paraíba.
Fonte – Extra