A Assembleia Legislativa realizou sua primeira sessão itinerante na sexta-feira, 31, em Arapiraca, em comemoração ao centenário de emancipação política da cidade. A sessão ocorreu na Câmara de Vereadores de Arapiraca, sob a liderança do presidente da Assembleia, deputado Marcelo Victor, e contou com a presença de várias autoridades, incluindo o governador Paulo Dantas, o prefeito Luciano Barbosa, o desembargador Tutmés Ayran, e o procurador-geral de Justiça Lean Araújo.
Ricardo Nezinho, deputado e natural de Arapiraca, fez um histórico do município desde sua fundação por Manoel André em 1848 até sua emancipação política em 1924. Ele destacou o papel de Arapiraca como um dos principais vetores de desenvolvimento econômico do Estado, graças ao seu espírito empreendedor e ao povo acolhedor. Nezinho expressou gratidão pela presença de todos na sessão histórica.
Os deputados Breno Albuquerque e Gilvan Barros Filho também celebraram a sessão e o progresso de Arapiraca. Albuquerque parabenizou a cidade e os deputados pela celebração do centenário, enquanto Barros Filho ressaltou a importância da cidade como motor de desenvolvimento nas regiões do Agreste e Sertão de Alagoas. Ambos destacaram o valor histórico e emocional da sessão itinerante.
Durante a sessão, Lean Araújo e Tutmés Ayran, ambos de Arapiraca, enfatizaram a importância da emancipação da cidade e seu crescimento econômico contínuo. Araújo falou sobre a Lei nº 1.009 de 1924 que emancipou Arapiraca de Limoeiro de Anadia, enquanto Ayran destacou a capacidade da cidade de transmitir afeto e oportunidades às pessoas. No encerramento, diversos deputados receberam a Comenda Manoel André, a mais alta honraria da Câmara de Vereadores de Arapiraca, como reconhecimento pelos seus serviços.