A solenidade de Corpus Christi em Maceió será realizada nesta quinta-feira (30) com uma programação diversificada no centro da cidade. Este evento, aguardado anualmente pelos fiéis, inclui missas pela manhã em diversas paróquias e, à tarde, a tradicional procissão pelas ruas da capital, a única procissão litúrgica e obrigatória da Igreja. Na Catedral Metropolitana, a primeira missa do dia começa às 9h, seguida pela Adoração ao Santíssimo Sacramento até as 16h, quando inicia a procissão do Corpus Christi.
A procissão, partindo da Rua do Sol, passará pelas Praças Deodoro e Palmares, concluindo na Praça Dom Pedro II, conhecida como Praça da Catedral. Durante o trajeto, haverá três paradas para bênçãos: na Igreja do Bom Jesus dos Martírios, na Praça Deodoro e no Antigo Arcebispado. Para a realização do evento, as ruas do centro serão fechadas das 14h às 20h. Um dos destaques da procissão é a confecção dos tapetes de serragem que decoram as ruas, pelos quais os peregrinos passam enquanto o sacerdote carrega o ostensório com a hóstia consagrada.
A procissão termina com uma Missa Campal às 18h em frente à Catedral, na Praça da Assembleia Legislativa. Cristina Costa, fiel da Igreja de São Padre Pio, compara a procissão ao caminho feito pelo povo de Deus no deserto em busca da terra prometida. Ela destaca a importância de se alimentar do corpo de Cristo presente na Eucaristia e buscar a comunhão com Ele, afirmando que somente por Ele é possível alcançar a salvação.
A preparação para a Solenidade de Corpus Christi incluiu o Tríduo realizado de segunda-feira (27) a quarta-feira (29) na Igreja do Rosário, na Rua do Sol. Durante esses dias, a programação contou com uma missa às 6h, seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 16h, culminando com uma segunda missa diária que contou com a participação de diversos fiéis de outras paróquias da Arquidiocese.