Com mais de 44 mil eleitores, o sétimo maior município do Estado em população, com 58,6 mil habitantes, Penedo terá uma disputa eleitoral polarizada entre dois ex-aliados que fazem parte da base do governo Paulo Dantas. O atual prefeito, Ronaldo Lopes (MDB), será candidato à reeleição contra o ex-prefeito Marcius Beltrão, que disputará pelo PDT de Ronaldo Lessa.
Os dois estiveram juntos até 2022, mas romperam após queixas de lado a lado. Experiente, Marcius já foi prefeito de Penedo por três vezes e tenta um quarto mandato. Ele vai enfrentar um prefeito bem avaliado, com o apoio do grupo do governador Paulo Dantas, uma forte base política no município e a “caneta na mão”.
Será uma disputa acirrada, embora no cenário atual Ronaldo Lopes seja apontado como favorito, assim como ocorre em outras cidades onde os atuais prefeitos, bem avaliados, vão para a reeleição – caso de Arapiraca com Luciano Barbosa, Maceió com João Henrique Caldas ou Limoeiro de Anadia com Marlan Ferreira.
Apoios
O atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Ronaldo Lopes, tem ainda a vantagem de ter conseguido organizar quatro chapas proporcionais compostas por seis partidos: MDB, PSB, SDD e a Federação Brasil (PT, PV e PC do B). De acordo com analistas políticos da região, o grupo de Lopes deve fazer mais de 10 das 15 vagas na Câmara Municipal de Vereadores. Já a oposição, liderada por Marcius Beltrão, reuniu cinco partidos em sua frente, e três (PDT, PP e União Brasil) terão chapas de vereador.
Experiência
Não será uma eleição fácil. Em Penedo, nunca é, ainda mais com Marcius na disputa. Ele rivalizou com o ex-prefeito Alexandre Toledo, ganhando em 2008, perdendo em 2012, e voltando a vencer em 2016. Lopes também é calejado na política penedense, tendo ajudado nas últimas duas vitórias de Marcius e conseguindo se eleger prefeito, além de ter uma forte presença nos meios de comunicação locais e nas redes sociais.
Fonte – Jornal de Alagoas